Audiovisual 

TV Record: vídeo sobre acidente em Chapecó

Atendendo pedidos, peritos do IBP analisaram gravação em vídeo produzida por sistema de vigilância que capturou imagens sobre inusitado e violento acidente de trânsito que ocorreu em 31 de março de 2014 no centro da cidade de Chapecó, localizada na região oeste do Estado de Santa Catarina.

Como mostra reportagem do programa jornalístico Fala Brasil, da Rede Record, disponível em R7 Notícias, o acidente ocorreu quando adolescentes em fuga da polícia perderam o controle do veículo furtado que conduziam. A grande disseminação de câmaras digitais que operam em sistemas públicos ou privados de vigilância cada vez mais traz evidências relevantes para o esclarecimento de fatos e a possível produção de provas nos Tribunais de todo o país.

Em linhas gerais, cabe notar que exames periciais em gravações de som ou vídeo requerem cuidados que podem não ser lembrados em um primeiro momento. Os arquivos originais devem ser primeiramente coletados e preservados com a máxima cautela para que não sejam perdidas as propriedades técnicas que demonstram sua origem e integridade, portanto é recomendável que o procedimento seja feito o mais cedo possível por especialista junto a autoridade competente. O procedimento deve ser atestado e certificado da forma mais completa possível para evitar eventuais contestações posteriores. O material assim coletado é então analisado por peritos para averiguar existência de falhas que possam comprometer seu valor como prova, ou até mesmo  identificar eventuais manipulações ou procedimentos indevidos. O laboratório do IBP avalia tanto as características pertinentes à Tecnologia da Informação, buscando por exemplo identificar metadados que mostrem quais softwares deram origem ao vídeo, como também verificações em todo o conteúdo para certificar-se da continuidade das gravações de sons e vídeo. Após os exames sobre origem e integridade são averiguadas as questões objetivas de interesse da Justiça e das partes utilizando técnicas periciais que variam bastante em função do ambiente, objeto e personagens filmados visando a certeza sobre os pontos de maior interesse pericial para atender a Justiça. Esse trabalho é muitas vezes realizado por equipe multidisciplinar com peritos em Tecnologia da Informação, Engenharia e Fonética Forense. A última fase de trabalho corresponde à elaboração e emissão de parecer técnico, assim chamado quando o trabalho é realizado a pedido de algum interessado, ou laudo pericial, denominação adotada quando o trabalho pericial é determinado por um Juiz.

Related posts

Leave a Comment