Engenharia 

IBP: Tecnologia 3D na análise de cenas de crimes e acidentes

O IBP utiliza tecnologia 3D de ponta da empresa norte-americana FARO para documentar e analisar cenas de crimes e acidentes. Com essa moderna tecnologia os cientistas forenses podem continuamente visitar a reconstrução virtual dessas cenas e com isso apurar fatos ocorridos, verificar os depoimentos de testemunhas e testar as mais diversas hipóteses levantadas por magistrados e pelas partes em processos judiciais.

O IBP utiliza o software Crime Scene, da própria FARO, que possibilita tratar com precisão o posicionamento dos mais variados elementos que compõem as cenas, analisar os movimentos de pessoas e veículos, estudar a trajetória de projéteis ou de outros objetos, alinhar as linhas de visão, avaliar a dispersão de fragmentos, fluídos e gases e estimar dimensões de pessoas e objetos a partir de imagens produzidas por câmeras de segurança ou smartphones.

Com isso, os laboratórios do IBP passaram a utilizar o sofisticado sistema disponível nos mais sofisticados laboratórios internacionais de criminalística.

O IBP é centro de referência em metodologia pericial forense e pioneiro no país em perícias forenses envolvendo alta tecnologia. Conta com laboratórios e especialistas voltados ao exame de sistemas complexos para a produção de laudos e pareceres técnicos que apoiam juízes, árbitros, advogados e as partes em processos judiciais. Seus especialistas ministram cursos em nível de pós-graduação sobre prova e perícia em destacadas universidades brasileiras e colaboram de forma proativa nas discussões e aperfeiçoamento de normas e melhores práticas para identificação, coleta, preservação e exame de evidências digitais (www.perito.com.br).

FARO é a fonte mais confiável do mundo para a tecnologia de medição em 3D. Desenvolve dispositivos e softwares de medição e imagem com a ajuda do computador, permitindo medições em 3D de alta precisão. Seus produtos são utilizados para inspecionar componentes e montagens, planejar a produção, documentar grandes espaços de volume ou estruturas em 3D, pesquisa e construção, bem como para a investigação e reconstrução de locais de acidentes e cenas de crimes. Veja em www.faro.com.

(arte ©iStock.com/BrianAJackson)

Related posts

Leave a Comment