Sobre o IBP

Há quinze anos o IBP Brasil emprega alta tecnologia em serviços de auditoria e perícia forense. Criado em 2001 em função do grande aumento de ações judiciais envolvendo negócios on-line, desde logo cercou-se de equipes comprometidas com resultados seguros e montou laboratórios especializados em análise forense digital.
Naquela época, a revista da Câmara Americana do Comércio já destacava a criação pelo IBP de toda uma gama de novos procedimentos para a análise técnica e científica no mundo cibernético, estrutura utilizada para apoiar o trabalho dos operadores do direito e atender o mercado corporativo.
Em 2006, o IPB ampliou sua estrutura implantando serviço multidisciplinar de fonética forense. As gravações que integram processos judiciais passaram a ser analisadas por equipe constituída por fonoaudiólogos, engenheiros eletrônicos e profissionais de T.I., essa abordagem transdisciplinar com especialistas em diversas disciplinas atuando simultaneamente mostrou-se inovadora e eficaz.
O IBP estabeleceu parcerias tecnológicas e adotou ferramentas forenses mundialmente pioneiras como o Encase, da Guidance Software, para perícias em computadores, a solução Cellebrite para perícias em celulares, tablets e GPS, entre muitos outros recursos altamente especializados.
Ao longo desses anos foram também criadas as áreas de perícia em sons, imagens, documentos e escrita, que igualmente logo se destacaram pela adoção de métodos multidisciplinares que desde então proporcionam serviços periciais inovadores.
A estrutura de engenharia forense passou a abranger as demais especialidades, como disputas judiciais sobre patentes de sistemas de telecomunicações, monitoração de cobertura e interferências eletromagnéticas, medição de ruídos, apuração de falhas em sistemas eletrônicos, análise de caixas pretas, reconstituição de acidentes, descumprimento de contratos e muitas outras questões envolvendo perícias judiciais de alta complexidade.
O IBP passou a se destacar também em engenharia de segurança do trabalho, alcançando atuação em escala nacional em processos envolvendo periculosidade, insalubridade, sistemas laborais e demais questões na esfera da Justiça do Trabalho.
Com relação à apuração de fraudes e procedimentos indevidos, o IBP adotou ferramenta para análise de grandes volumes de dados que foi desenvolvida por reconhecido centro internacional de pesquisas científicas, proporcionado a prestação de serviços de Digital Crimes Unit (DCU) para identificar provas forenses e apoiar a proteção, frente a riscos e ameaças, de pessoas, instituições, empresas, marcas e produtos.
Com relação a auditoria, o IBP passou a realizar avaliações sobre governança e conformidade, serviços que logo ganharam destaque pela abordagem transdisciplinar proporcionada pelas equipes e laboratórios do IBP especializadas em forense computacional, engenharia forense, fonética forense e perícias econômico-financeiras. Passou a realizar serviços de valuation sobre questões de alta tecnologia no âmbito de fusões, aquisições (M&A) e procedimentos arbitrais ou judiciais.
O IBP tornou-se a primeira empresa no Brasil e a quarta no mundo reconhecida como auditora ISO BSA Verafirm em gestão de software (SAM). Na área de treinamento, o IBP ministrou cursos nas principais capitais brasileiras para centenas de peritos criminais e judiciais.
A partir de 2016, o IBP está em nova e ampla sede na região da Avenida Paulista, em São Paulo, onde conta com sofisticada infraestrutura constituída por peritos, métodos, laboratórios e equipamentos efetivamente qualificados.